segunda-feira, 27 de abril de 2009

A arte salva

Pessoal, houlá! Há um tempo não tenho postado, pois como vocês devem imaginar estou cheia de coisas pra fazer como todo o resto da tchurma *tirando o Abe, que tem tempo de sobra já que abandonar-nos-irá(???) Venho aqui especialmente pra postar algo que me remete ao último tema das aulas de sociologia, a FUNÇÃO DA ARTE. Eis que estou a ver as atualizações de alguns blogues que gosto e entre todos vejo o título "A Arte salva" no blogue do Marcelo Rubens Paiva. [Pra quem não sabe esse cara é escritor de algumas obras que acho muito singulares e realmente fodas, além de ser dramaturgo e escrever pro Estadão, se não me engano; e escreveu "Feliz Ano Velho" tb... Enfim, é um escritor super contemporâneo, atualizado, etc... chega de propaganda:] Obviamente chamou minha atenção e cá estou agora, a repassar o link: http://blog.estadao.com.br/blog/marcelorubenspaiva/?title=a_arte_salva&more=1&c=1&tb=1&pb=1 com um manifesto do Domingos Oliveira sobre a Arte. Sem preconceitos, pessoal, não é por que dá pra relacionar com os temas de sociologia que necessariamente dormiríamos lendo o texto. Acho uma boa dica pra pensar sobre nosso ofício, blábláblá, tem um bocado de política envolvida, etc... chega de falar, leiam, impai-vos e comtentai. Ficaíadica,beijotchau!

Um comentário:

Ahhh be disse...

O texto contém algumas coisas interessantes mas eu duvido e até dou risadas quando alguém fala coisas desse tipo:

- "Se você não entende essas palavras ou se elas irritam, pare de ler esse artigo já. Ele não é pra você. Você pode ser um bom sujeito e até um pensador lúcido, mas não é um artista."

...

-"Não existiria o cinema e o teatro brasileiro sem Glauber Rocha e Nelson Rodrigues."

...

-"É o artista que tem que ser protegido pelos governos."

...

-"Sei que somente serei entendido pelos artistas de verdade. Para eles que escrevo e peço que não me deixem sozinho e repercutam, a seu modo, esse meu artigo. Tenho certeza que vocês concordarão, sendo artistas verdadeiros."

...

-"... eu, artista, não tenho tempo pra isso. Minha obra me espera. Tenho pouco tempo. A eternidade seria pouco..."

Por essas e outras, EU NÃO SOU UM ARTISTA. Não consiguiria ser, é exigido muito de mim.

Mas, relembrando, o texto contém uma série de ideias interessantes. Vou citar somente uma mas recomendo a todos lerem a íntegra e refletirem:

"Enfim, as palavras cansam."


Amém, saravá, iarru, yupiii e tudo mais.